Tratar da situação financeira de uma empresa, nunca é um assunto fácil, por isso, trouxemos 7 passos que irão lhe auxiliar a ter uma gestão e um controle mais efetivos.
1. Separe as contas pessoais das empresariais
Por mais que o empreendedor, seja o único sócio da empresa, um erro muito básico que comete é não separar as finanças da Pessoa Física e da Pessoa Jurídica. Não misturar as coisas, faz você investir o lucro do negócio, nele mesmo e também pode evitar cobrir prejuízos financeiros da empresa, com recusos pessoais.
Aqui vão duas dicas para fazer isso:
2. Tenha o controle das movimentações financeiras
Fica a seu critério, ter uma planilha ou um sistema de gestão, mas algo que não é sua escolha, é controlar o dinheiro da sua empresa, isso é uma obrigação, saber quanto já pagou e recebeu e o valor que ainda vai entrar ou sair, é essencial para seu negócio, não esqueça de conciliar todas as contas bancárias.
3. Defina um orçamento anual
Muitas vezes podemos ver o que parecem ser ótimas oportunidades na nossa frente e investimos um bom valor, porém isso deve ser muito bem controlado e calculado, para não darmos um passo maior que a perna.
Com um orçamento anual feito, podemos ter mais noção de qual o valor ideal para aplicar e assim não irá prejudicar a saúde financeira da empresa.
4. Interprete o que os números estão lhe dizendo
Sei que isso parece algo místico, mas não é de outro mundo.
Analisando o fluxo de caixa de meses anteriores, você verá que algumas despesas se repetem (insumos, funcionários, impostos, luz, água, aluguel) assim como algumas receitas e ler esses números ajuda você a ter uma previsão de gastos e ganhos. Fazendo um equilíbrio, você irá saber que em alguns meses terá mais gastos e receitas e outros menos, podendo organizar as contas para não ficar no vermelho ao longo do ano.
5. Negocie boas condições de pagamento
Imagine ter que pagar pela matéria-prima na hora da compra, ter o custo de produção ou de implementação de serviço, vendê-lo, mas receber a prazo, tendo em mãos o valor total da venda somente meses depois?
Para uma empresas que estão começando ou com o orçamento enxuto, é um tremendo problema. Com uma boa negociação, você poderá ter mais tempo para pagar o fornecedor, dando tempo de entrar o valor para pagamento, fechando o mês com o saldo positivo.
6. Conheça bem os prazos
Ter ciência de quais são as restrições de prazo, as datas de recebimento e vencimento das contas é essencial. Isso evita atrasos nas quitações e o pagamento de multa e juros.
Essa questão não deve ser ignorada, pois conhecer bem os prazos é o primeiro passo para controlar o fluxo de caixa, estabelecendo prioridades para tudo aquilo que corresponde ao longo, médio e curto prazo. Tratando-se de dívidas, por exemplo, é essencial conhecer aquelas que são de curto prazo.
7. Contadores são parceiros no caminho da prosperidade
Por último e não menos importante (para nós da Direção, o mais importante) tenha um contador que possa te auxiliar
Com o tempo escasso para cuidar do próprio empreendimento e, ao mesmo tempo, fazer uma análise mais detalhada sobre despesas e receitas, muitos empresários costumam confiar a tarefa para contadores.
Mais do que entregar relatórios, nós podemos ajudar a empresa a detectar desajustes precocemente e indicar soluções ágeis para ajustar o caixa e resolver problemas de descompasso entre receitas e despesas. Um primeiro caminho pode ser o de realocar recursos, ou mesmo tentar ampliar a arrecadação ou enxugar gastos.
Além disso nós oferecemos serviços de gestão financeira, para ter ainda mais foco no seu trabalho, produzindo mais e tendo menos preocupações com essa parte.
Gostou do conteúdo? Nos ajude comentando na nossa última publicação do nosso Instagram.